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O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, em abril de 2022, o número de empreendedores inadimplentes registrados foi de 6,1 milhões no país

Se identificou? Ou seja, você enfrenta ou já enfrentou dificuldades no pagamento de seus fornecedores e, logo, não quitou alguma dívida ou perdeu alguma negociação?

Se sua resposta foi sim, não se preocupe. Existem formas de pagamento para fornecedores que tornam este caminho mais simples, transparente e funcional.

Ao longo deste artigo, falaremos com detalhes sobre uma delas: a antecipação de recebíveis para fornecedores.

Desafios no pagamento de fornecedores: você certamente já enfrentou algum deles

Antes de começarmos a falar sobre o uso dos recebíveis para pagamento de fornecedores, que tal recapitularmos alguns dos desafios enfrentados por empresas como a sua na hora de negociar insumos e produtos? 

1- Análise de crédito demorada e rigorosa

Este é o inimigo número 1 dos lojistas e empreendedores. Em grande parte dos casos, a negociação com fornecedores está relacionada a uma análise de crédito que pode ser bastante burocrática e demorada. 

Em geral, o processo de avaliação do potencial de compra de um cliente envolve etapas como: 

  • análise do CNPJ;
  • consulta do score da empresa;
  • avaliação dos dados cadastrais;
  • análise do comportamento pregresso da empresa;
  • busca e avaliação do registro de recebíveis em cartões de crédito. 

Por envolver uma gama extensa de dados e informações, esta análise pode levar tempo, fazendo com que as suas transações se tornem lentas e morosas. 

2- Orçamento comprometido

O segundo desafio encontrado por lojistas e empreendedores é o comprometimento do orçamento. 

Reflita por aí: quantas vezes você realizou um volume de vendas alto, mas  teve que  aguardar a data para acessar os recebíveis e não precisar pagar a taxa da credenciadora? 

Pois é, esse tempo de espera comprometeu o seu orçamento e te impediu de fechar negócios vantajosos com seus fornecedores, não é mesmo? 

3- Prazos curtos

Agora imagine que você conseguiu negociar a compra com o fornecedor, mas o prazo de pagamento estipulado por ele foi curto e incompatível ao prazo de acesso aos seus recebíveis?

Este também é um problema comum, enfrentado por gestores dos mais diferentes nichos. 

4- Gestão financeira ineficiente

Ter uma gestão financeira ineficiente é um grande problema no pagamento de fornecedores. Isso porque é essencial que os empreendedores tenham controle e conhecimento do fluxo de caixa do seu negócio. 

Processos gerenciais confusos, mal estruturados, pouco documentos ou de difícil aplicação prática tendem a levar as empresas a situações desagradáveis, tais como: 

  • comprometimento da capacidade de lucro do negócio;
  • perda do interesse dos investidores;
  • dificuldade de relacionamento com fornecedores;
  • desafios na obtenção de crédito para investimentos na empresa; 
  • falência. 

5- Dificuldades no relacionamento comercial 

A dificuldade no relacionamento também pode tornar o pagamento de fornecedores mais desafiador. Há casos em que o parceiro não oferece muitas opções de pagamento, e tem restrições à aprovação de crédito. Em outros, a negociação de descontos e condições é rigorosa e limitada. 

Você já passou por alguma das situações descritas acima? Seja qual for a sua dificuldade, saiba que existem caminhos para simplificar o processo e tornar esta negociação mais fluida. A seguir, falamos sobre antecipação de recebíveis, uma dessas possibilidades.

Como usar antecipação de recebíveis para fornecedores? 

Uma das formas de pagamento de fornecedores que minimiza alguns dos desafios acima pontuados é a antecipação de recebíveis. 

Neste caso, é possível adquirir grandes volumes de produtos ou insumos contando com valores de cartões de crédito/débito que ainda não foram transferidos para sua conta. 

Para efetuar a transação, cabe a você, lojista ou responsável pela gestão financeira de uma empresa, adiantar os valores com compras previstas para recebimento futuro, como aquelas feitas a prazo, no crédito, ou parceladas. 

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Por que a antecipação de recebíveis melhora o seu relacionamento com fornecedores? 

Quando você oferece a antecipação de recebíveis como alternativa para o pagamento de fornecedores, pode acessar benefícios de grande valia, como descontos no pagamento e prazos alinhados à sua disponibilidade. 

Além disso, esta é uma alternativa positiva para gerar: 

  1. confiabilidade na relação com os fornecedores, já que a antecipação permite que o fornecedor acesse o repasse do valor da compra como se tivesse finalizado uma transação “à vista”;
  2. aumento no poder de negociação em compras futuras; 
  3. agilidade no processo de compra, uma vez que a antecipação de recebíveis funciona como uma concessão de crédito — mais rápida e simples;
  4. melhor saúde para o fluxo de caixa da empresa, que consegue negociar menores preços para maiores volumes de compras.

Antecipação sem taxa: faça a sua  agora mesmo! 

Até aqui, você viu como a antecipação de recebíveis pode ser uma boa alternativa para facilitar o pagamento de fornecedores. 

Provavelmente, você já conhece a Resolução 4734, que ampliou o mercado de negociação de recebíveis, certo? Então, se tem o costume de realizar a operação com taxas, já sabe que pode buscar no mercado a instituição que oferece o melhor valor. 

Mas e se dissermos que é possível fazer a transferência da titularidade dos recebíveis com custo zero? 

Esta é a proposta da Credit2B, a solução ideal para tornar o seu negócio mais lucrativo e organizado. Nosso marketplace possibilita que você, lojista, veja a sua agenda de recebíveis e garanta o pagamento aos seus fornecedores. E tem mais: o processo é inteiramente gratuito e dinamizado.

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