Skip to main content

Seja você um fornecedor de matérias-primas ou um lojista que comercializa o produto final, conhecer o Prazo Médio de Recebimento de negociações é essencial. 

Isso porque, independente da ponta do processo em que você esteja, o índice pode te ajudar a provisionar os rendimentos da empresa e monitorar as datas de pagamento por parte dos clientes. 

Se a sigla PMR ainda não é muito familiar a você, não se preocupe. Neste artigo, vamos explorar com detalhes o conceito e explicar de que forma evitar que o Prazo Médio de Pagamento se torne um problema para a sua gestão empresarial. 

O que é PMR? 

PMR é a sigla de Prazo Médio de Recebimento. Trata-se do período que o seu cliente leva para pagar pelo serviço adquirido, ou seja, o tempo que você demora para receber pela transação. 

Mais à frente, explicamos com detalhes como calcular o PMR, mas, em geral, a conta tem, como objetivo, entender qual é a média do prazo para recebimento de compras a prazo ou em parcelas.

Para que fique mais fácil entender a lógica do PMR em diferentes etapas do processo de vendas, segmentamos o entendimento entre fornecedores e lojistas.  

Para fornecedores

Se você é fornecedor, saiba que o PMR equivale ao tempo que o lojista-cliente leva para pagar pelos insumos ou matérias-primas adquiridas. 

Em geral, o Prazo Médio de Pagamento para fornecedores está atrelado a uma garantia de pagamento, que tem o objetivo de ratificar o compromisso com a quitação da dívida. 

Para lojistas

Se, por outro lado, você atua como empreendedor ou lojista, o PMR se aplica ao pós-negociação com fornecedores. Você adquiriu o produto, revendeu, e agora espera que os seus clientes façam os pagamentos. 

PMP e PMR: como se relacionam? 

Você percebeu que, ao longo dessa explicação, usamos as expressões “pagamento” e “recebimento” com frequência? Isso acontece porque o PMP,  Prazo Médio de Pagamento, e o PMR, Prazo Médio de Recebimento, estão fortemente conectados. 

Há, inclusive, uma espécie de relação condicional entre eles. Enquanto o prazo de recebimento prevê a data em que o vendedor ou fornecedor receberá seu pagamento, o PMP representa o tempo médio em que o cliente ou comprador leva para quitar sua dívida. 

Embora funcionem em uma relação de dependência, é importante ter em mente que o PMP e o PMR não necessariamente são os mesmos. Isso porque, em uma negociação, as condições de compra/venda são diferentes das condições de pagamento.

Por isso mesmo, é tão importante atrelar os cálculos do PMR e PMP aos controles de contas a receber e a pagar. 

Por que as empresas devem conhecer seu Prazo Médio de Recebimento? 

No tópico anterior, mencionamos a relevância de um bom controle de contas a receber para manter a saúde financeira do negócio. Neste momento, você pode estar se perguntando: “mas se eu já faço controle de contas a receber, preciso calcular o PMR?”, acertamos? A resposta é SIM! 

O PMR é um indicador complementar à gestão de contas, essencial para ajudar a calcular o capital de giro disponível na empresa. Afinal, se você encurta o PMP e alonga o PMR, as chances de obter um “rombo” nas finanças é grande. É preciso manter o equilíbrio entre os índices e, sempre que possível, negociar prazos de pagamento mais extensos. 

Como calcular o Prazo Médio de Recebimento? 

Suponhamos que você, lojista ou fornecedor, tenha feito 4 vendas a prazo no último mês. Sua tabela hipotética de gestão de vendas está assim: 

VALOR DA COMPRA DATA DA COMPRA DATA DO PAGAMENTO
VENDA 1 R$10.000,00 10/10 20/10
VENDA 2 R$2.000,00 5/10 10/10
VENDA 3 R$ 15.000,00 2/10 20/10
VENDA 4 R$ 1.500,00 13/10 20/10

 

O cálculo do Prazo Médio de Recebimento é simples, e segue a fórmula a seguir: 

PMR = Soma de (prazos de recebimento de todos os produtos x valor dos produtos) / soma dos valores dos produtos

Aplicando o exemplo da tabela na fórmula, teríamos: 

PMR = (10.000 x 10) + (2.000 x 5) + (15.000 x 18) + (1.500 x 7) / 28.500 = 

PMR = 13,7 dias

Como reduzir o Prazo Médio de Recebimento? 

Agora que você já sabe o que é e como calcular o Prazo Médio de Recebimento, é hora de um pouco de estratégia! 

Partindo do princípio que este valor é um indicador poderoso para manter o equilíbrio nas contas e a saúde financeira do seu negócio, precisamos falar sobre alternativas para reduzir o seu PMR.

Aqui estão 3 dicas que podem te ajudar.

1- Ofereça descontos e estimule o pagamento a vista

A primeira dica para reduzir seu prazo de recebimento é estimular compras à vista ou com prazos menores. Que tal uma promoção ou um bônus para quem fizer os pagamentos na hora da compra?

2- Microgerencie a inadimplência

Outro caminho efetivo para manter o PMR sob controle é trabalhar para reduzir a inadimplência

O microgerenciamento dos clientes em dívidas, bem como a construção de um cronograma minucioso para acompanhar os progressos dos pagamentos pode ajudar a evitar que alguns prazos se estendam para além do combinado.  

3- Diversifique as formas de pagamento aceitas

Por fim, lembre-se: ainda que as ofertas e descontos para pagamentos à vista sejam uma boa alternativa para reduzir o PMR, não devem ser a única estratégia usada. Muitas empresas (sobretudo as de grande porte) não trabalham com pagamentos em dinheiro e precisam de algum prazo para quitar suas dívidas. 

Nesse caso, a saída é diversificar as opções de pagamento B2B. Com uma boa gestão de recebíveis, por exemplo, você, fornecedor, pode aceitar a titularidade de valores futuros das maquininhas de cartões das empresas-clientes. Dessa forma, o prazo de pagamento fica estabelecido conforme o repasse previsto pelas credenciadoras. 

Antecipação de recebíveis: garantia de pagamento com a Credit 2b

E tem mais! Aceitar pagamentos por antecipação de recebíveis pode ser ainda mais simples com a ajuda da Credit2b, o marketplace que garante o pagamento na cadeia de suprimentos. 

Utilizando a nossa plataforma, você consegue vender com a garantia dos recebíveis de cartão de crédito dos seus clientes de maneira rápida e sem burocracia.

A lógica é simples: 

1- O lojista realiza o pedido ao fornecedor da mercadoria (indústria/distribuidora).

2- Você, fornecedor, recebe o pedido do lojista, avalia a agenda de recebíveis, o prazo médio de recebimento e autoriza o pedido.

3- Imediatamente os recebíveis da agenda do lojista têm sua titularidade trocada e são cedidos a você para o pagamento do pedido.

4- Você despacha o pedido e o lojista recebe a mercadoria com a respectiva nota fiscal. 

Conheça a Credit 2b e aproveite os benefícios da negociação de recebíveis com garantia: maior share de vendas, mais controle em contas a receber, menor custo na antecipação de recebíveis e mais limite de crédito para os seus clientes! 

Clique no banner abaixo e entre em contato com o nosso time comercial! 

banner credi2b