Skip to main content

Entender como funciona o cartão de crédito para o lojista é cada vez mais importante para empreendedores que buscam atender às demandas do consumidor. Isso porque o pagamento a prazo já está entre as 4 modalidades preferidas do brasileiro. 

De acordo com um estudo feito pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), em parceria com o Serasa, e divulgado pelo portal Zoop,  57% dos brasileiros pagam suas compras à vista usando um cartão. 

Pensando nisso, preparamos este artigo. Vamos falar sobre os custos e benefícios agregados ao cartão de crédito, e como você, lojista, pode acessar as melhores funcionalidades da ferramenta de pagamento. 

Cartão de crédito é uma opção de pagamento indispensável para lojistas? 

Segundo o portal Istoé Dinheiro, dados do Banco Central indicam que o volume de transações feitas com cartões de crédito cresceu 58,8% entre o início de 2019 e o final de 2021, atingindo 3.338.644 de operações realizadas.

Dados como este provam que, a cada ano, a modalidade vai sendo eleita pelo brasileiro como uma das favoritas na hora de fechar negócios. 

No segmento B2B (empresas que vendem para outras empresas), a realidade também vem se transformando. Embora muitos gestores e analistas de compras ainda prefiram métodos de pagamento como o boleto bancário e as transações via DOC, TED e depósito em conta, outros dão sinais de modernização, preferindo fechar negócios usando cartões de crédito ou PIX. 

A verdade é que para um lojista como você, oferecer diferentes modalidades de pagamento é mais do que uma opção. Trata-se de uma estratégia que pode ajudar, inclusive, na negociação de dívidas e na redução da inadimplência. 

Vantagens e desvantagens de aceitar cartão de crédito 

Caso você ainda esteja em dúvida sobre o uso do cartão na sua loja, aqui vai uma lista com as principais vantagens e desvantagens do método de pagamento: 

Vantagens: 

  • redução do risco de inadimplência, já que uma venda feita no cartão conta com a garantia de pagamento da operadora financeira;
  • maior satisfação do consumidor, já que esta modalidade é amplamente utilizada no Brasil;
  • mais previsibilidade em ganhos de longo prazo, o que pode facilitar na gestão financeira do negócio;
  • facilidade na obtenção de capital de giro a partir da antecipação de recebíveis. 

Desvantagens: 

  • risco de fraudes digitais; 
  • pagamento no médio/longo prazo;
  • incidência de taxas (assunto do próximo tópico! 

Quais as principais tarifas de cartão de crédito para lojistas? 

Na hora de pesquisar sobre o custo do cartão de crédito para o lojista, você inevitavelmente se encontrará com elas: as tarifas. 

O lado positivo deste cenário é que existem, no mercado, diferentes credenciadoras de maquininhas de cartão, operando com taxas e condições diversas. 

Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostrou que o aumento da concorrência no segmento e uma busca por melhora na eficiência da prestação de serviços possibilitou que o custo ao lojista na utilização de cartões de crédito e de débito diminuísse por volta de 30% entre 2010 e 2020.

Interessante, não? O segredo, neste caso, é pesquisar e comparar. 

A seguir, listamos as principais taxas atreladas à aquisição do cartão de crédito como método de pagamento por você, lojista. 

1- Taxa da maquininha

Quando o lojista opta por alugar uma maquininha de cartão, ele paga o equivalente a uma “mensalidade” pela ferramenta. Há, também, a opção de adquirir definitivamente o aparelho, e, neste caso, é importante pesquisar a fundo as funcionalidades disponíveis para evitar futuros arrependimentos. 

2- Cobrança por transação

Para entender como funciona o cartão de crédito para lojistas, também é importante levar em conta a cobrança por transação.

Esta taxa incide sobre cada venda efetuada no crédito ou no débito. As tarifas variam de acordo com a credenciadora, e o valor médio praticado pode ir de 1,99% (transações à vista) a 3,79% (compras no crédito)

3- Parcelamento

A taxa de parcelamento incide exclusivamente em compras divididas. Seu valor é próximo de 4%, e pode ser aplicado de forma fixa, independentemente da quantidade de parcelas escolhidas pelo consumidor, ou progressiva — crescente na medida em que aumentam as parcelas. 

4- Antecipação 

Há, também, a chamada taxa de antecipação, que incide quando, em sua gestão de recebíveis, a empresa identifica a necessidade de adiantar o recebimento dos valores adquiridos em compras a prazo. 

Melhores condições na antecipação? Conheça a Resolução 4734

Em 2021, o Banco Central publicou uma normativa que facilitou a negociação de recebíveis com taxas mais competitivas. A Resolução 4734 tem, como objetivo, estabelecer “condições e procedimentos para a realização de operações de desconto de recebíveis de arranjo de pagamento em conta pós-paga e de depósito à vista e de operações de crédito garantidas por esses recebíveis, por parte das instituições financeiras”.

Na prática, a resolução defende que os recebíveis sejam registrados em Câmaras Registradoras, órgãos oficiais responsáveis por validar a existência dos valores. 

A partir daí cabe às Registradoras realizarem a interface entre o lojista ou a empresa que busca crédito, e seus financiadores. A ideia é que,com a resolução, estes recebíveis sejam mais facilmente antecipados, que também sirvam como garantia para a obtenção de empréstimos e financiamentos, e que empresas e instituições financeiras possam oferecer o serviço de gestão de recebíveis por diferentes valores. 

Transferência de recebíveis com custo zero com a Credit2b

Agora você entende como funciona o cartão de crédito para o lojista, certo? 

Sabe também como a antecipação de recebíveis ficou mais fácil após a publicação da Resolução 4734, que tornou o mercado mais competitivo e liberou o detentor da maquininha de uma negociação exclusiva com a credenciadora, podendo buscar preços mais competitivos e até transferir a titularidade dos recebíveis com taxa zero. 

Aliás, esta é a proposta da Credit2B. Nosso marketplace possibilita que você, lojista, consulte a sua agenda de recebíveis e garanta o pagamento aos seus fornecedores, em um processo dinâmico, simples e gratuito.

Use o saldo de suas maquininhas para comprar estoque com o seu fornecedor sem gastar NADA por isso! É hora de conhecer a Credit2B.

Banner credit2b*Créditos da imagem de capa: Freepik