Skip to main content

Já imaginou ampliar o seu crédito e assegurar o capital de giro da empresa sem precisar se comprometer com os altos juros de um empréstimo ou financiamento? Com a antecipação de recebíveis, isso é possível. 

E vamos além! Muitos gestores de empresas e lojistas como você já tomaram consciência do potencial desta operação. Não por acaso, uma pesquisa realizada pela Fiesp e divulgada no portal MoneyTimes em julho de 2022 apontou que, em junho, 45% das indústrias buscaram formas de receber pelas duplicatas e faturas que ainda vencerão sobre as vendas.

Neste artigo, vamos falar sobre antecipação de recebíveis de A a Z. Prepare-se para entender o que é, como funciona, passo a passo para fazer e dicas para usar seus recebíveis como forma de pagamento com taxa zero. Boa leitura! 

O que é antecipação de recebíveis? 

Antecipação de recebíveis é a prática de adiantamento dos recebimentos futuros de uma empresa. Estes valores, em geral, são atrelados a compras a prazo realizadas em maquininhas de cartão, e que só são debitadas na conta da empresa após um período pré-determinado (que pode variar de acordo com o número de parcelas ou as condições da compra, muitas vezes ultrapassando os 30 dias). 

Antecipação é igual a empréstimo?

Não! Empréstimo e antecipação de recebíveis são duas operações diferentes. Algumas das diferenças essenciais entre as duas transações são: 

  • os empréstimos costumam ser mais caros, já que consideram taxas de avaliação de crédito e juros; 
  • em um empréstimo financeiro, há necessidade de avaliação de risco de crédito para aprovar um empréstimo; 
  • na antecipação de recebíveis, o dinheiro solicitado já pertence à empresa; 
  • no caso da antecipação, o banco ou instituição responsável pelo processo de antecipação “compra” os recebíveis por um valor que pode ser menor ou igual ao nominal. 

Como fazer antecipação de recebíveis? 

Em 2021, entrou em vigor uma normativa que ampliou o leque de possibilidades em negociação de recebíveis: a Resolução 4734. Seu principal objetivo é estabelecer condições que orientem a realização de operações de desconto e crédito garantidas por recebíveis por parte das instituições financeiras. 

Com a publicação da normativa os recebíveis passaram a ser obrigatoriamente registrados em Câmaras Registradoras, órgãos oficiais responsáveis por validar a existência dos recebíveis. 

Com o registro, os dados ficam disponíveis para consulta de credores, como bancos e instituições financeiras, e podem ser verificados por fornecedores e potenciais parceiros e investidores. 

Para te ajudar a entender melhor o que mudou na antecipação de recebíveis após a Resolução 4734, comparamos os cenários pré e pós normativa. 

Antes da Resolução 4734

Antes da publicação da resolução, a negociação de recebíveis era restrita à credenciadora do cartão por meio do qual a transação havia ocorrido. Por conta disso, para antecipar recebíveis, era preciso entrar em contato direto com a credenciadora e pagar a taxa padrão deste estabelecimento para efetuar a transação. 

Depois da Resolução 4734

Após a oficialização da normativa, a negociação passou a ocorrer com maior liberdade. Afinal, é possível antecipar recebíveis por meio de uma ou mais instituições financeiras, independentemente da bandeira do cartão e até do domicílio bancário cadastrado, possibilitando a busca por condições que se adaptem melhor às suas necessidades.

Como funciona a antecipação de recebíveis? 

De maneira prática, podemos resumir o processo de antecipação de recebíveis da seguinte forma: 

1- a empresa que deseja obter o capital futuro entra em contato com uma instituição financeira.

2- em seguida, comprova a titularidade dos recebíveis (por meio de notas fiscais e recibos), identificando o valor que deseja antecipar. 

3- a  instituição averigua a procedência dos comprovativos por meio de uma consulta aos recebíveis previamente registrados por uma Câmara Registradora junto ao Banco Central;

4- se estiver tudo certo, a empresa contratada avalia e realiza a liberação do valor. 

Como usar recebíveis como forma de pagamento?

Agora você já sabe o que é antecipação de recebíveis e como a Resolução 4734 ampliou o universo de possibilidades para a realização do processo. 

Chegou a hora de falarmos sobre uma das grandes vantagens desta movimentação: a obtenção de crédito. 

Além de poder utilizar os recebíveis antecipados como forma de pagamento, é possível encurtar o caminho e tornar a negociação com fornecedores mais simples. Estamos falando da transferência de titularidade. 

Por meio dela, você pode utilizar os recebíveis da sua empresa como garantias de pagamento a um fornecedor. Desta forma, os pagamentos futuros que seriam destinados à conta do seu negócio passam diretamente ao fornecedor, trazendo mais confiabilidade para a transação. 

Antecipação de recebíveis sem taxa? Conheça a Credit2b! 

Neste artigo, falamos sobre as vantagens da antecipação de recebíveis. A alternativa gera capital de giro para a sua empresa de forma facilitada, sem taxas elevadas e análises de crédito burocráticas. 

Mas guardamos o melhor para o final! Você sabia que é possível fazer a transferência da titularidade dos seus recebíveis com custo zero? 

Esta é a proposta da Credit2B. Nosso marketplace possibilita que você, lojista, consulte a sua agenda de recebíveis e garanta o pagamento aos seus fornecedores, em um processo dinâmico, simples e gratuito.

Que tal usar o saldo de suas maquininhas para comprar estoque com o seu fornecedor sem gastar NADA por isso?

É hora de conhecer a Credit2B.

Banner credit2b*Créditos da imagem de capa: Christiann Koepke em Unsplash