Skip to main content

É empreendedor e busca caminhos para facilitar a obtenção de créditos para a compra de insumos e matérias-primas com os seus fornecedores? Então você precisa saber o que são registradoras de recebíveis e como elas ajudam a tornar este caminho mais curto e transparente. 

As registradoras de recebíveis são instituições credenciadas pelo Banco Central após a publicação da Resolução 4734. Seu papel é receber e registrar as informações sobre os recebíveis de todos os utilizadores de maquininhas de cartão de crédito no país. 

Para te ajudar a entender quais os benefícios das câmaras registradoras no processo de negociação de recebíveis, preparamos este artigo.

Boa leitura! 

Como funciona a garantia por cessão de recebíveis?

As registradoras de recebíveis são peças-chave para facilitar o processo de garantia de cessão de recebíveis. 

Mas, afinal, como essa negociação funciona? 

A ideia é que você, lojista, utilize os seus recebimentos futuros (geralmente atrelados às compras feitas pelos clientes utilizando maquininhas de cartão) como garantia de pagamento em uma compra junto ao seu fornecedor. 

No caso da cessão de recebíveis, o fornecedor assume a titularidade de parte destes ganhos futuros, equivalente ao valor da compra desejada por você. Dessa forma, o pagamento que, originalmente, seria destinado a você, lojista, é repassado diretamente ao fornecedor na data pré-estipulada pela credenciadora da maquininha. 

Até a publicação da Resolução 4734, a consulta dos valores disponíveis, bem como sua validação, precisava ser feita diretamente com as credenciadoras, o que tornava o processo fragmentado. Agora, basta entrar no banco de dados das registradoras de recebíveis — mas isso é tema para os próximos tópicos deste artigo. 

Vamos em frente? 

O que são registradoras de recebíveis?

As registradoras de recebíveis são instituições autorizadas pelo Banco Central a operar como uma espécie de “mediadoras” da gestão de recebíveis dos detentores de maquininhas de cartão.

Estas instituições foram oficializadas após a publicação da Resolução 4734, cujo objetivo era descentralizar os produtos relacionados à antecipação de recebíveis e tornar o processo de negociação mais atrativo e transparente. 

O trabalho principal das registradoras de recebíveis é comparável ao de um cartório. Elas recebem as informações sobre os recebíveis das empresas (enviados pelas credenciadoras), avaliam sua procedência e fazem um registro oficial de sua existência.

Quais são as registradoras de recebíveis ativas no Brasil?  

Algumas das registradoras de recebíveis autorizadas pelo Banco Central são: 

Como funcionam as registradoras de recebíveis?

Para te ajudar a entender melhor como funciona o trabalho de uma registradora de recebíveis, vamos voltar no tempo, mais precisamente para antes da publicação da Resolução 4734.

Nesta época, todos os valores recebíveis por uma empresa ficavam atrelados exclusivamente às instituições financeiras que lhe concediam crédito, utilizados como uma espécie de garantia de pagamento — em um processo conhecido como Trava Bancária. 

Após a Resolução, uma empresa pode utilizar parte de seus recebíveis para conseguir crédito sem comprometer o volume total. Afinal, agora, o volume total de recebimentos futuros passa a constar, de forma legítima, em uma registradora. 

Entenda o fluxo 

Vale lembrar que o fluxo de concessão da informação financeira às registradoras é o seguinte: 

1- A credenciadora envia os dados dos pagamentos realizados para a registradora (isso deve ser feito no momento da transação); 

2- Cabe à registradora de recebíveis criar uma Unidade de Recebível (UR), espécie de cadastro atrelado ao CNPJ do empreendedor. Esta UR traz informações sobre as vendas realizadas e a data prevista de liquidação do pagamento. 

3- As registradoras de recebíveis devem utilizar um sistema colaborativo de informações, assegurando que os dados sejam compartilhados em um diretório comum.

4- Com a autorização do lojista ou empreendedor, as informações são compartilhadas, também, com instituições financeiras, para facilitar a análise de risco de crédito e a obtenção de garantias de pagamento. 

Quais as obrigações das registradoras de recebíveis?

Como vimos no tópico anterior, a principal função das registradoras é receber, registrar e garantir a autenticidade e a credibilidade dos dados sobre os recebíveis de empresas como a sua. 

Nesse cenário, você pode se perguntar: “certo, mas quais as obrigações das registradoras de recebíveis?” Reunimos os principais deveres destas instituições na lista abaixo: 

  • Transparência nas informações: cabe às registradoras de recebíveis tornar as informações sobre as agendas disponíveis aos credores quando necessário, e mediante autorização dos lojistas;
  • Atualização de dados: também é uma obrigação das registradoras de recebíveis manter os dados atualizados e corretos, com informações sobre a titularidade dos valores futuros, as transferências de titularidade e as datas de liquidação previstas. 
  • Documentação de informações: as registradoras devem documentar todos os dados de recebíveis fornecidos pelas credenciadoras. 

Quais são os benefícios das registradoras de recebíveis?

Até aqui, você descobriu o que são registradoras de recebíveis e quais as suas obrigações no processo de documentação dos valores futuros de lojistas e empreendedores. Agora, é hora de entender o impacto da existência destas instituições na sua vida. Afinal, quais os benefícios das registradoras de recebíveis? Confira a seguir. 

1- Controle sobre os recebíveis

O primeiro benefício diz respeito à forma como as informações passam a ser documentadas. 

Antes, era preciso consultar todas as credenciadoras de maquininhas de cartão e buscar as informações sobre os recebimentos futuros de forma fragmentada. Agora, todos os dados e informações sobre os recebíveis foram centralizados, o que facilita o seu controle de contas a receber, assim como a gestão do capital de giro disponível na empresa. 

2- Mais competitividade no mercado de antecipação

Outra grande vantagem das registradoras de recebíveis é gerar competitividade no mercado. Se antes você, empreendedor, precisava negociar seus recebíveis exclusivamente com a credenciadora, agora, o universo de possibilidades se ampliou. 

Da mesma forma, agora é possível buscar condições atrativas e taxas mais competitivas antes de fechar negócio.

3- Simplificação da análise de risco de crédito 

Por fim, a criação de um portal unificado com todas as informações sobre recebíveis facilita (e muito!) o processo de análise de crédito. 

Comumente minucioso, detalhado e repleto de etapas, esta avaliação tem, como objetivo, atestar o potencial de bom pagador de um cliente antes de lhe conceder crédito. 

A consulta a uma base de dados oficial e unificada ajuda a dimensionar, com maior precisão, o volume financeiro a receber por determinado empreendimento.

Simplifique sua negociação de recebíveis com a Credit2b! 

Viu como a existência de registradoras de recebíveis pode tornar a sua vida mais fácil? Poder pesquisar por condições atrativas e caminhos econômicos para negociar seus recebíveis pode ser uma grande vantagem para a sua gestão financeira! 

E se dissermos que existe um caminho para fazer a transferência dos seus recebíveis para os fornecedores parceiros com TAXA ZERO?

Esta é a proposta da Credit2b, um marketplace que possibilita que você, lojista, consulte a sua agenda de recebíveis e garanta o pagamento aos seus fornecedores, em um processo dinâmico, simples e gratuito.

Que tal usar o saldo de suas maquininhas para comprar estoque com o seu fornecedor sem gastar NADA por isso?

É hora de conhecer a Credit2B. Clique no banner abaixo e entre em contato com o nosso time comercial!

banner credi2b*Créditos de imagem de capa: Freepik