Skip to main content

Investir em portabilidade de recebíveis de cartões pode ser uma maneira efetiva de obter crédito junto a seus fornecedores. Isso porque facilita a análise de risco de crédito, evidenciando a disponibilidade de recursos para quitar eventuais dívidas, como a compra de insumos e matérias-primas. 

Embora seja uma alternativa eficaz, o processo de transferência de titularidade de recebíveis, facilitado pela portabilidade destes valores, ainda não é conhecido por todos. Isso porque o processo, antes condicionado às credenciadoras das maquininhas de cartão, passou por mudanças importantes nos últimos. 

Ao longo deste artigo, você fica por dentro de tudo o que precisa para começar a trabalhar com portabilidade de recebíveis de cartões de crédito hoje mesmo. 

O que é portabilidade de recebíveis de cartões? 

Portabilidade é um termo que se origina do verbo “portar”, ou seja, carregar consigo. A ideia de portabilidade de recebíveis, portanto, está ligada à possibilidade de negociar os valores futuros com outras empresas que não a detentora original dos dados – no caso, a credenciadora da maquininha. 

E titularidade de recebíveis de cartões, o que é?

A transferência de titularidade é a formalização do uso de recebíveis (valores futuramente recebidos pela sua empresa, geralmente atrelados às máquinas de cartão) em transações financeiras. 

Estas negociações podem ser feitas com fornecedores ou com instituições financeiras que concedam créditos, como empréstimos e financiamentos. 

Como fazer portabilidade de recebíveis de cartões? 

Para que você comece a trabalhar com a portabilidade de recebíveis da sua maquininha de cartão, é importante conhecer a dinâmica do processo de antecipação de recebíveis. Em 2021, o antigo fluxo passou por mudanças, com o objetivo de tornar a gestão de recebíveis mais transparente e competitiva. 

Resolução 4734

Com a chamada Resolução 4734, as informações sobre as suas vendas a prazo – antes restritas às operadoras de cartão – passaram a ser disponibilizadas em diretórios geridos por Câmaras Registradoras. Estas instituições, autorizadas pelo Banco Central, recebem e documentam todos os recebíveis notificados pelas credenciadoras, e os disponibilizam para empreendedores como você, bem como para seus credores e fornecedores (conforme sua autorização). 

A partir daí, você tem liberdade para escolher, dentre as instituições do mercado, aquelas que lhe oferecem as melhores condições para gerenciar os recebíveis, podendo, inclusive, transferir sua titularidade a outrem em decorrência de uma negociação. 

Vantagens da portabilidade de recebíveis

A publicação da Resolução 4734 trouxe, como principal vantagem, a mobilidade para os detentores de recebíveis. No novo cenário, é possível buscar por ofertas e taxas condizentes com as suas demandas como empreendedor. 

Confira mais algumas vantagens da portabilidade de recebíveis a seguir . 

1- Independência total das credenciadoras 

Antes da nova regra, os dados dos recebíveis eram restritos às credenciadoras das máquinas de cartão. Até mesmo a mera visualização destas informações para fins de análise de risco de crédito dependia da concessão dos dados por parte destas empresas. 

Com a implementação da portabilidade, os dados dos recebíveis passaram a ficar disponíveis para acesso das instituições envolvidas nas transações, mediante a sua autorização enquanto detentor das informações. 

2- Simplificação da análise de risco de crédito

 E por falar em análise de risco de crédito… a portabilidade dos recebíveis tornou este processo, antes complexo e muitas vezes moroso, mais simples. 

Isso porque, além de desburocratizar o acesso às informações, a portabilidade também facilitou o uso de recebíveis como pagamento de transações.

3- Manutenção parte dos recebíveis com a empresa

Por fim, não podemos deixar de pontuar o fim das travas bancárias como um benefício da portabilidade de recebíveis de cartões de crédito. 

Antigamente, para utilizar parte de seu saldo de recebíveis como garantia de pagamento, você, lojista ou empreendedor enfrentava a chamada trava bancária, que bloqueava todo o montante de recebíveis, independente do volume utilizado na negociação. 

Agora, a parte não-utilizada na operação se mantém em poder da sua empresa, encerrando as travas bancárias. 

Transferência de titularidade de recebíveis com TAXA ZERO com a Credit2B

Agora você sabe o que é portabilidade de recebíveis de cartões e como a Resolução 4734 contribuiu para a desburocratização deste processo. 

Neste momento, você também sabe que transferir a titularidade de parte dos seus recebíveis para um fornecedor pode ser uma forma de viabilizar transações mais seguras para ambas as partes, já que há garantia de pagamento. 

Depois de tudo isso, você já imaginou utilizar seus recebíveis para compras sem pagar nada por isso? 

Conheça agora a Credit2B, um marketplace criado para você vender mais!

Enquanto lojistas conseguem mais limite de crédito e de prazo para pedidos e melhoram o fluxo de caixa, os fornecedores vendem mais e sem risco de crédito.

Utilize o saldo de suas maquininhas para compra de estoque com seu fornecedor e gaste ZERO por isso. Clique no banner, preencha o formulário e entre em contato com o nosso time para entender como a Credit2B pode facilitar a SUA gestão de recebíveis:

banner credi2b

*Créditos da imagem de capa: Freepik21