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Entender como reduzir o risco de crédito é essencial para empreendedores que buscam fôlego para executar suas estratégias de negócio e aumentar o capital de giro. 

Entretanto, em um cenário de alto endividamento, como este em que vivemos, conseguir a análise de risco de crédito pode ser um processo lento, custoso e burocrático. 

De acordo com este levantamento, publicado pela Forbes, o volume de financiamentos para pessoas jurídicas cresceu de forma exponencial entre 2021 e 2022. O aumento foi de 11,5%, com o estoque total chegando a R$ 2,1 trilhões.

Diante deste contexto de endividamento e alta demanda por obtenção de créditos, a pergunta que não quer calar é: como reduzir o risco de crédito e viabilizar financiamentos e negociações com fornecedores

Continue a leitura e descubra. 

O que é risco de crédito? 

Risco de crédito é o nome dado à probabilidade de inadimplência por parte de um solicitante de crédito, seja ele pessoa física ou jurídica. 

Nesse sentido, o processo de análise de risco de crédito é utilizado por instituições credoras (sejam elas bancárias, financeiras ou fornecedoras) como forma de atestar a credibilidade do solicitante enquanto um bom pagador. 

O que significa risco de crédito baixo?

Após realizar a análise do potencial de pagamento de um cliente, a instituição credora o classifica de duas formas: risco de primeira e segunda classe. 

Assim, clientes com classificação de risco de primeira classe, ou risco de crédito alto, têm grandes chances de inadimplência. Ao identificar este perfil, os credores ou fornecedores entendem que a autorização de uma transação com este tipo de consumidor pode gerar um crédito não-quitado. 

Neste caso, a instituição pode não liberar o valor solicitado, reprovar o crédito, oferecer condições secundárias e muitas vezes menos atrativas para efetivar a negociação (como prazos mais curtos para pagamento, maiores taxas), etc.

Já o risco de segunda classe, também chamado de risco de crédito baixo, define os clientes com menores chances de inadimplência. Por isso, as condições de negociação tendem a ser melhores.

Mas, afinal, como os clientes são categorizados em risco de crédito alto ou baixo? A seguir, falamos sobre isso! 

Quais os principais indicadores de risco de crédito considerados por credores? 

Pense com a gente: a análise de risco de crédito é, em muitos casos, a principal ferramenta utilizada pela equipe de vendas de uma empresa antes de fechar negócios volumosos com seus clientes. 

Nesse cenário, é de se esperar que eles considerem o máximo possível de variáveis façam uma varredura completa no perfil deste potencial consumidor, buscando por informações que tornem a transação mais segura. 

Quer entender quais os principais indicadores de risco de crédito considerados por estes credores? Veja na lista a seguir alguns dos pontos analisados por negócios B2B (empresas que vendem para outras empresas): 

  • Verificação do CNPJ do potencial cliente;
  • Checagem do volume de ativos associados à empresa;
  • Volume de capital próprio do negócio;
  • Existência de dívidas;
  • Histórico pregresso e projeções futuras para a empresa;
  • Perspectivas de mercado (expectativas para o desempenho do setor de atuação do cliente nos próximos meses);
  • Existência de processos judiciais;
  • Certidões negativas;
  • Histórico de relacionamento com outros fornecedores e parceiros. 

Entende por que dizemos que o processo de análise do risco de uma empresa pode ser extenso? Há muitas variáveis a considerar, e um vasto leque de informações a buscar! 

Como reduzir o risco de crédito da sua empresa? 4 dicas 

Até aqui, você entendeu o que é risco de crédito, o que significa obter a classificação de risco de crédito baixo e quais os principais indicadores levados em conta para fazer esta definição. 

Agora é com você! Afinal, o que você, empreendedor e lojista, pode fazer para mostrar que é um bom pagador? 

Aqui vão nossas 4 dicas para reduzir o risco de crédito da sua empresa. 

1- Negocie bons prazos com seus fornecedores

Ter um histórico de bom pagador é essencial para reduzir seu risco de crédito. 

Por isso, trabalhe para obter os melhores prazos de pagamento aos fornecedores, evitando que seja necessário ultrapassar as datas-limite.

É importante considerar que o universo de negociação é cíclico. Por isso, o sucesso de uma relação de compra e venda pode interferir positivamente nas próximas transações, assim como um acordo mal sucedido pode trazer impactos negativos à sua reputação. 

2- Faça uma gestão de contas a receber exemplar

Para ser um bom pagador e cumprir prazos junto aos seus fornecedores, é essencial manter a casa arrumada. Por isso, empresas que buscam se classificar com risco de crédito baixo precisam ter uma gestão exemplar de contas a receber. 

Neste artigo, damos dicas para gerenciar suas contas a receber, criando cronogramas de auditoria e rotinas de cobrança.  

3- Crie uma gestão de estoque funcional

Empregar os recursos da empresa de forma efetiva é indispensável para uma empresa como a sua, que busca a classificação de risco baixo. 

Nesse sentido, desenvolver estratégias de gestão de estoque pautadas no controle frequente do inventário pode ajudar a enxergar oportunidades para economizar ou redirecionar investimentos, facilitando o pagamento dos fornecedores e credores. 

4-Gerencie os seus recebíveis 

Por fim, a gestão de recebíveis pode ser uma importante aliada na busca pela classificação de risco baixo. 

Isso porque esta é uma das provas mais palpáveis de que a sua empresa dispõe de recursos – ainda que sejam valores recebíveis no futuro. 

Bônus: faça sua gestão de recebíveis com a Credit2b! 

No tópico anterior, mostramos como os seus recebíveis podem contribuir para a construção da credibilidade de bom pagador do seu negócio. 

Outro caminho possível para simplificar relações com fornecedores é utilizar a transferência de titularidade dos recebíveis como meio de pagamento B2B

E por falar nisso…você sabia que é possível fazer a transferência da titularidade dos seus recebíveis para os fornecedores com custo zero? 

Essa é a proposta da Credit2B. 

Nosso marketplace possibilita que você, lojista, consulte a sua agenda de recebíveis e garanta o pagamento aos seus fornecedores, em um processo dinâmico, simples e gratuito.

Use o saldo de suas maquininhas para comprar estoque com o seu fornecedor sem gastar NADA por isso! É hora de conhecer a Credit2B.

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*Créditos da imagem de capa: Towfiqu barbhuiya em Unsplash