Skip to main content

Tem dificuldade de entender o cálculo da taxa de antecipação de recebíveis? Este valor, calculado pelas instituições financeiras que trabalham com a modalidade de cessão de crédito, gera bastante confusão e desentendimento por parte de empreendedores como você.

Embora sigam sendo motivo de confusão, as taxas de antecipação de recebíveis vem dando sinais de queda após a aprovação da Resolução 4734, cujo objetivo era justamente gerar competitividade entre as credenciadoras e instituições financeiras, tornando os valores mais acessíveis. 

De acordo com o portal Fintechs Brasil, em dezembro de 2020, os spreads eram de 5,2 pontos percentuais. Em dezembro de 2021, já estavam em 4,3. Já entre janeiro de 2021 e 2022, o recuo foi de 5,8 para 4,8. Analistas apontam que, embora tímida, esta queda dos spreads pode ser um sinal de que o aumento da concorrência já produz resultados.

Interessante, não é? Então continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a taxa de antecipação de recebíveis (spoiler: ao final, damos uma dica de OURO para zerá-la!)

Recapitulando: o que é antecipação de recebíveis

Chamamos de antecipação de recebíveis a operação financeira cujo objetivo é adiantar valores futuros para a empresa. Estes valores, via de regra, vêm de vendas a prazo no cartão e de compras parceladas. 

Quando deseja antecipar seus recebíveis, a empresa consulta a agenda de recebíveis, seleciona o valor desejado e parte em busca de uma instituição financeira que trabalhe com a operação. 

A partir daí, comprova a titularidade dos valores e solicita a antecipação. 

A instituição consulta os recebíveis previamente registrados por uma Câmara Registradora junto ao Banco Central, e avalia a liberação do valor. 

Como adiantamos na introdução deste artigo, o funcionamento do mercado de recebíveis passou por uma transformação com a publicação da Resolução 4734. A seguir, explicamos o que mudou a partir da oficialização da normativa. 

Mudanças na antecipação de crédito

Em 2021, entrou em vigor uma normativa que ampliou o leque de possibilidades em negociação de recebíveis.

O objetivo da Resolução 4734 é estabelecer condições que orientem a realização de operações de desconto e crédito garantidas por recebíveis por parte das instituições financeiras.

Dessa forma, a normativa possibilita a expansão da negociação de recebimentos futuros pelas empresas para além das operadoras de cartão de crédito. Isso traz competitividade e transparência ao mercado de antecipação de recebíveis

Na prática, isso significa que agora você, empreendedor, pode pesquisar taxas e condições que lhes sejam mais favoráveis. Além disso, pode pulverizar o uso destes ganhos futuros como garantias para diferentes transações, inclusive a negociação com fornecedores. 

Credit2b Banner
Como funciona a taxa de antecipação de recebíveis? 

Para entender qual a taxa média de antecipação de recebíveis praticada pelas instituições, um dos índices utilizados é o Panorama de Crédito da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). O índice consolidado em abril de 2022 apontou uma taxa média de juros para antecipação de faturas de crédito de 9.1% a.a, ou 0.8% a.m. 

Embora o índice da Febraban nos ajude a ter uma média nas taxas aplicadas, é importante saber que este mercado é amplo, e que as instituições operadoras trabalham de formas diferentes. 

Há, por exemplo, instituições que operam apenas com a taxa percentual de desconto dos títulos. Outras cobram tarifas fixas por antecipação. Há, ainda, as que operam com tarifas de transação, antecipação e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). 

De maneira geral, é possível prever a taxa de antecipação de recebíveis. Isso acontece a partir de uma fórmula-base, que considera o valor líquido da transação (sem o MDR, a taxa cobrada pelas adquirentes sobre a operação).

O cálculo trabalha com a multiplicação da taxa de juros pré-definida pelo número de parcelas adiantadas. Ou seja, caso a empresa solicite a antecipação de uma compra parcelada em 6 vezes, a taxa cobrada incidirá multiplicada por 6 no adiantamento da parcela final. 

Por isso mesmo, independente do tarifário aplicado pela instituição escolhida, é fundamental que, antes mesmo de fechar o serviço, você tenha um planejamento financeiro e um capital de giro para destinar à operação. 

Antecipação de recebíveis sem taxa: é possível? 

Agora você já sabe como funciona a taxa de antecipação de recebíveis e como a Resolução 4734 trouxe mudanças na competitividade deste mercado. 

Sabe também como é importante pesquisar por instituições financeiras confiáveis e estudar as taxas empregadas por cada uma delas. 

Mas nós não poderíamos encerrar este artigo sem te contar a melhor notícia. Você sabia que é possível fazer a transferência da titularidade dos seus recebíveis com custo zero? 

Esta é a proposta da Credit2B, marketplace que possibilita que você, lojista, consulte a sua agenda de recebíveis e garanta o pagamento aos seus fornecedores, em um processo dinâmico, simples e gratuito.

Na Credit2b, você usa o saldo de suas maquininhas para comprar estoque com o seu fornecedor sem gastar NADA por isso! Conheça a Credit2B e comece a usar agora mesmo