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Tem dúvidas sobre como fazer gestão de fornecedores? Saiba que a tarefa é uma das atribuições da gestão estratégica de compras: conjunto de medidas que visa o desenvolvimento de processos mais efetivos e ágeis para assegurar aquisições de insumos e materiais para a empresa. 

No artigo de hoje, falamos sobre a importância de adotar uma visão atualizada sobre a gestão de fornecedores e trazemos 6 dicas para ajudar você e sua equipe a abrirem a mente e construírem laços efetivos com os parceiros comerciais.

Boa leitura! 

Gestão estratégica de compras: o que é? 

Gestão estratégica de compras é o conjunto de ações operacionais e analíticas adotadas por empreendedores e lojistas para assegurar a aquisição correta de produtos e insumos. 

Nem mais, nem menos do que o necessário. Este é o lema da gestão estratégica de compras que, além de fiscalizar e acompanhar os processos de aquisição, também preza pelo desenvolvimento contínuo de melhorias e alternativas para potencializar a performance dos times envolvidos, mantendo-a compatível com as demandas do mercado, e reduzir custos de forma inteligente. 

Dentre as atribuições de um gestor estratégico de compras, destacamos: 

  • gerenciamento da negociação com fornecedores;
  • desenvolvimento de estratégias de compra;
  • controle de qualidade e suporte na gestão de estoque
  • gestão de prazos e entregas; 
  • administração de pedidos de compra;
  • incentivo à inovação e ao desenvolvimento de projetos;
  • análise de performance e consolidação de resultados. 

Como fazer gestão de fornecedores? 

Como você viu no tópico anterior, o gerenciamento de fornecedores é uma das atribuições de empreendedores e lojistas que buscam olhar para o processo de compras com mais estratégia. 

Isso porque, localizados na ponta inicial do fluxo de aquisição de insumos (e, indiretamente, compondo parte estratégica do processo de compra e venda das empresas), os fornecedores têm grande relevância para o sucesso da estratégia, e isso se dá por diferentes fatores: condições de negociação, solidez do relacionamento, preço, prazo, entre outros.

Pensando nisso, é hora de ampliar o olhar sobre estas peças-chave em seu processo de compra. Por isso, preparamos 6 dicas para te ajudar a entender como fazer gestão de fornecedores. 

1- Escolha seus fornecedores com minúcia

O primeiro aspecto essencial para entender como fazer gestão de fornecedores começa antes mesmo do contato inicial. A escolha dos potenciais parceiros comerciais deve partir de uma análise minuciosa de performances e reputações no mercado. 

Para isso, pesquise diferentes empresas fornecedoras na internet. Visite o site oficial, conheça os valores e os diferenciais. Confira se o fornecedor tem ideais semelhantes aos seus e se trabalha de forma compatível com as agendas globais de sustentabilidade e compromisso com os Direitos Humanos

Busque opiniões junto a outras empresas e marque reuniões preliminares com possíveis parceiros antes de começar as negociações propriamente ditas. Dessa forma, você e sua equipe têm a oportunidade de identificar potenciais desvios e evitar descompassos e crises ao longo das transações. 

2- Tenha em mente as necessidades do seu negócio

Ter acesso a parceiros comerciais que prestam serviço de qualidade é um ótimo começo. Mas, para entender como fazer gestão de fornecedores, é preciso ir além.

Entenda se o serviço prestado pelo potencial aliado é compatível com as necessidades do seu negócio. E, para isso, é necessário que você, na qualidade de empreendedor ou gestor, compreenda o direcionamento estratégico do seu negócio, bem como as demandas decorrentes dele. 

Qual o volume previsto para as aquisições? Qual o período médio de compras? A empresa tem urgência nas entregas? É possível estabelecer, junto ao fornecedor, um calendário para facilitar a recorrência nas entregas? Qual a natureza dos produtos e insumos adquiridos? Há alguma particularidade no processo de compra por parte da empresa? 

Estas são algumas das perguntas que ajudam a identificar fornecedores com maior compatibilidade com o seu negócio.

3- Trabalhe para construir relacionamentos sólidos

Parceiro identificado? É hora de trabalhar o relacionamento. 

Quando falamos em gestão de fornecedores, construir relações de solidez vai além de realizar operações de compra e venda bem-sucedidas. Empresas de diferentes ramos e portes precisam de parceiros leais, dispostos a flexibilizar condições e promover esforços para atender às demandas dos clientes. 

Para isso, é preciso trabalhar continuamente. Identifique semelhanças e compatibilidades entre o seu negócio e a empresa fornecedora. Marque reuniões periódicas e compartilhe, sempre que possível, a importância e o valor dado àquela relação de parceria. 

Valorize o fornecedor com reconhecimentos positivos, faça críticas de forma firme, mas amigável, e não se posicione com superioridade. A relação entre você e seu fornecedor deve ser vista, sobretudo, como uma relação de colaboração.

4- Flexibilize a negociação sempre que possível

Ainda no sentido de entender como fazer gestão de fornecedores e construir bons relacionamentos com os parceiros comerciais, busque ser flexível. 

Durante a negociação, ofereça abertura para ouvir as propostas e limitações do fornecedor e trabalhe de acordo com elas. 

Conheça os diferentes métodos de pagamento b2b praticados por ele, negocie prazos de entrega realistas e respeite os processos internos (como a análise de risco de crédito) do parceiro para que ele respeite os seus ( em muitas empresas, o cadastro de fornecedores pode ser burocrático e extenso, o que demanda uma dose extra de disciplina e paciência por parte do parceiro). 

5- Faça avaliações periódicas dos parceiros

Há, porém, o outro lado da moeda. Embora o relacionamento com os parceiros comerciais seja uma importante variável na gestão de fornecedores, é preciso trabalhar a parceria com racionalidade.

Por isso, implemente formulários de avaliação periódica dos parceiros, e estimule o time de compras a preencher e analisar, de forma crítica, o andamento das negociações. 

Caso as avaliações apontem para desvios recorrentes, descumprimento de prazos e outros problemas, é hora de repensar o relacionamento.

6- Seja um bom cliente

Por fim, mas não menos importante, destacamos a importância de ser um bom cliente. É claro que você, na posição de gestor de empresa, espera que seus fornecedores superem as expectativas. 

Mas, em um cenário de colaboração, é importante que você e seu time façam a sua parte. 

Cumpram os protocolos da empresa, respeitem condições inegociáveis e limitações técnicas e operacionais do negócio. 

Trabalhem com alguma previsibilidade e preparem o fornecedor para as eventuais emergências (que devem ser, como pontuado anteriormente, eventuais). Façam um provisionamento periódico e ajudem o parceiro a se organizar no que diz respeito à própria disponibilidade de estoque. 

Busque caminhos para aumentar a sua garantia de crédito e facilitar o processo de negociação, agilizando o fechamento de negócios e simplificando as transações. 

Política de gestão de fornecedores: otimize a sua com o uso de recebíveis!  

A consolidação das propostas acima deve ser formalizada em uma política de gestão de fornecedores. Este documento é o guia da sua equipe para assegurar relacionamentos saudáveis e prósperos com os parceiros comerciais. 

E por falar nisso, temos uma dica-bônus que ajuda a entender como a contribuição mútua funciona na prática. Você já pensou em um método de obtenção de crédito que garanta o pagamento aos fornecedores e simplifique a sua análise de risco?

Estamos falando da antecipação de recebíveis. Neste processo, você utiliza o saldo da sua maquininha de cartão para negociar com fornecedores e adquirir insumos. 

O recebível usado na negociação é transferido e passa a ser de titularidade do parceiro comercial, que tem garantia de recebimento e pode fazer a venda com mais tranquilidade.

E tem mais! Utilizando o marketplace da Credit2b como mediador do processo, você, lojista ou fornecedor, não paga nada pela transferência! 

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*Créditos da imagem de capa: Luis Villasmil em Unsplash