Skip to main content

Um dos principais desafios de lojistas e empreendedores é a obtenção de crédito. Imagine uma possibilidade de crédito imediato, dispensando grande parte das formalidades relacionadas à análise de risco? 

Em 2020, uma pesquisa divulgada pelo Sebrae em parceria com a FGV apontou que, das 6,7 milhões de micro e pequenas empresas que solicitaram crédito, apenas 16% efetivamente conseguiram.

Mas quais os impeditivos para a obtenção de crédito? E qual seria a melhor saída para obter crédito imediato junto aos fornecedores? Este é o tema do artigo que você lê agora.

Dificuldades na obtenção de crédito: prepare-se para superar os obstáculos

A pesquisa citada na introdução também desenhou um diagnóstico dos principais motivos pelos quais o crédito foi negado às micro e pequenas empresas solicitantes. A seguir, você conhece cada um deles. 

É importante ter em mente que, de maneira geral, toda concessão de crédito está atrelada a um processo chamado análise de risco. Para assegurar que os solicitantes sejam figuras idôneas e representantes de empresas sólidas, os credores fazem uma pesquisa aprofundada sobre seu histórico. 

São avaliados, dentre outros aspectos: 

  • natureza da operação;
  • solidez da empresa;
  • desempenho do mercado de atuação;
  • idoneidade do empreendedor responsável;
  • relacionamento posterior entre credor e empresa;
  • etc. 

Diante de um processo extenso para avaliar o potencial de quitação das dívidas junto ao credor, empreendedores e lojistas têm seu crédito barrado, sobretudo, pelas seguintes razões. 

CPF com restrições

De acordo com a pesquisa trazida anteriormente, 19% dos empreendedores e lojistas têm seu crédito negado em razão de restrições no CPF. 

Negativação no CADIN/Serasa

No CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal, estão registrados os nomes de pessoas em débito com órgãos e entidades federais. O Serasa também abriga informações de devedores a instituições privadas, e a associação dos dados a ambas as instituições dificulta o acesso ao crédito. 

Falta de garantias ou avalistas

A pesquisa do Serasa ainda apontou que 11% dos 7.703 empresários entrevistados listaram, como obstáculo muito comum ao dia a dia das empresas, a falta de garantias de pagamento ou avalistas para assegurar a quitação da dívida contraída.

Como conseguir crédito imediato? Use seus recebíveis! 

Se você está em busca de caminhos para obter crédito imediato, mas não gostaria de arcar com os altos juros impostos pelas instituições financeiras (mesmo aquelas que prometem não fazer análise de risco), aqui vai a nossa sugestão. Que tal gerenciar seus recebíveis e utilizá-los como garantia de pagamento? 

Com a publicação da Resolução 4734, cujo objetivo é democratizar o acesso a diferentes produtos relacionados aos valores futuros atrelados às maquininhas de cartão, ficou mais fácil buscar empresas que ofereçam melhores condições para negociar os recebíveis da sua empresa.

Veja, a seguir, algumas das possibilidades de obtenção de crédito imediato atreladas aos recebíveis. 

Antecipação de recebíveis

No processo de antecipação de recebíveis, você, empreendedor, tem a oportunidade de adiantar os recebimentos futuros atrelados a compras feitas na maquininha de cartão. Essas transações, geralmente atreladas a compras a prazo ou parceladas, são repassadas à empresa em um prazo pré-determinado, que pode chegar a 30 dias. 

Porém, em caso de necessidade, você, lojista, pode solicitar a antecipação desses valores por uma taxa. 

Anteriormente, a antecipação de recebíveis era feita exclusivamente pela credenciadora da máquina de cartão. Nesse caso, você poderia ponderar sobre a taxa aplicada, e, a partir daí, decidir se queria ou não fechar o negócio. 

Agora, com a oficialização da Resolução 4734, o processo acontece com mais liberdade. 

É possível pesquisar no mercado e solicitar a antecipação com uma ou mais instituições financeiras, independente da bandeira do cartão ou do domicílio bancário cadastrado. A mudança permite que você busque por opções com taxas e condições mais atrativas e compatíveis com a sua demanda. 

Transferência de titularidade

Além de poder usar os recebíveis como forma de pagamento (após a antecipação), há uma outra possibilidade para empreendedores que buscam crédito imediato: a transferência de titularidade. 

Com o recurso, você usa os recebíveis da sua empresa como garantia de pagamento ao seu fornecedor. 

Assim, o valor negociado é retirado da sua agenda de recebíveis e transferido nominalmente para o representante da empresa. O pagamento do valor, por sua vez, é endereçado diretamente a ele, com todas as garantias oferecidas pela credenciadora. 

Credit2b: conheça seu marketplace para negociação de recebíveis (com taxa ZERO)

Viu como o uso de recebíveis pode ajudar a obter crédito imediato junto aos fornecedores? Se você precisa adquirir insumos ou matéria-prima para a sua empresa e não dispõe de capital de giro para negociar com os fornecedores, esta pode ser uma boa opção. 

Quer uma notícia ainda melhor? Você pode fazer a transferência da titularidade dos seus recebíveis com custo zero! 

É isso mesmo. Por meio do marketplace da Credit2b, você, lojista, consulta a sua agenda de recebíveis e garante o pagamento aos seus fornecedores, em um processo dinâmico, simples e gratuito de transferência de titularidade.

Basta realizar o pedido ao fornecedor da mercadoria e esperar que ele receba o pedido do com o valor e prazo médio de recebimento e autorize a transação. 

Imediatamente a Credit2B tokeniza os recebíveis da agenda do lojista e cede para o fornecedor para o pagamento do pedido, garantindo assim o recebimento.

Por fim, o fornecedor despacha o pedido e o lojista recebe a mercadoria.

Simples, não é? 

Use o saldo de suas maquininhas para comprar estoque com o seu fornecedor sem gastar NADA por isso. Conheça a Credit2b.

 

banner credi2b